Estou a
ler um livro verdadeiramente fascinaste! Chama-se "Brandwashed" (lavagem
de marcas) e foi escrito por Martin Lindstrom, um magnata no mundo do marketing.
Resumidamente
o livro fala do modo de que as marcas nos dão voltas à cabeça e nos
manipulam de uma maneira secreta, e sinceramente digo que cada parágrafo
que leio fico cada vez mais chocada e surpreendida em relação ás
campanhas e estratégias de marketing que as marcas usam.
Ainda
vou na 40ª página mas digo-vos já que isto chegou para começar a
perceber os limites (ou não) das marcas. Por exemplo, percebi que o
'target' ou o público alvo de muitas marcas são nem mais nem menos que
os... recém nascidos. Pois é, através destas pequenas pessoas que ainda
nem identidade no futuro acreditem que estes irão conseguir facilmente
persuadir os pais a comprar a marca X ou Y. Isto é, algumas marcas
influênciam mulheres grávidas a consumirem determinadas marcas para que
depois no futuro o filho que irá nascer preferir essa tal marca
consumida anteriormente pela mãe a outras marcas diferentes. Vou-vos
então dar um pequeno exemplo citando um pequeno excerto deste fascinante
livro: "Os cientistas já sabem há vários anos que a fala da mãe é
audível no útero (...) assim como a música que a mãe ouve (...) e a
música que ouvem deixa neles uma impressão poderosa e duradoura que pode
realmente moldar os gostos que terão na idade adulta. (...) A música
tem uma influência muito poderosa na produção de memórias fetais. Quando
a mãe ouve música com frequência, o feto aprende a reconhecer e a
preferir essa música..." Por isso atenção, às vezes quando vão a uma
loja para comprar prendinhas para o vosso futuro bebé e ouvem uma música
calma e suave nesse respectivo espaço, pode não ser só para a loja ter
um ambiente agradável, muitas estratégias podem estar por detrás disso. E não só, digo-vos mais, este autor também refere no seu livro um exemplo
muito mais concreto e especifico: uma cadeia asiática de centros
comerciais percebeu que as mulheres grávidas passavam muito tempo nas
lojas do seu espaço a fazer compras e a passear, posto isto, os gestores
de marketing do centro começaram a fazer experiências com efeitos olfactivos e sonoros "primeiro, começaram a espalhar pó de talco da
Johnson&Johnson em todas as zonas do centro comercial onde eram
vendidas roupas. Depois, espalharam aroma de cereja nas zonas onde se
vendiam alimentos e bebidas. Depois, começaram a passar música suave do
tempo em que aquelas mulheres tinham nascido" (para evocar uma certa
nostalgia em relação aos seus tempos de infância e por consequência
sentirem-se mais à vontade e felizes), ora, nada surpreendente (na minha
opinião) que as vendas no centro comercial começaram a subir
significativamente após alguns meses, mas calma, não foi só este efeito
que resultou desta experiência! Não... Ora os centros comerciais onde se
aplicaram estas estratégias começaram a receber cartas de mães (das
tais mães que na gravidez se dirigiam ao centro comercial em questão) a
afirmarem que os seus bebés ( já nascidos claros) se estivessem a chorar
ou a fazerem birras acalmavam-se imediatamente assim que entravam no
respectivo centro comercial, e onde 60% destas mulheres afirmavam não
ter testemunhado esta proeza dos seus bebes noutros locais, consequentemente, estes centros comerciais começaram a ter o dobro ou o
triplo da afluência que tinham anteriormente. Ora digam lá que isto não
vos surpreende?
As marcas conseguem chegar ao subconsciente da mães e
dos seus bebés ainda por nascer para terem um poderoso efeito de compra
nos seus centros comerciais. Através de vários sentidos do ser humano
(neste caso o olfactivos e o sonoro) esta cadeia de centros comerciais
conseguiram transmitir uma sensação de felicidade, à vontade e
familiarização não só ás mães como também aos seus filhos.
Ainda
estou muito no começo do livro mas percebo claramente (e vocês também
muito provavelmente) que o marketing não esta só nos jornais ou nas
revistas, estão em sítios que não estão só a vista de todos e que muito
dificilmente conseguimos escapar a eles.
Bem, vou continuar a ler este livro e depois falo mais de algumas coisas fantásticas que irei descobrir certamente.
Entretanto deixo-vos também a imagem da capa livro (como já viram em cima) para terem conhecimento se um dia o quiserem adquirir.
Sem comentários:
Enviar um comentário