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terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lavagem de marcas!

Estou a ler um livro verdadeiramente fascinaste! Chama-se "Brandwashed" (lavagem de marcas) e foi escrito por Martin Lindstrom, um magnata no mundo do marketing.
Resumidamente o livro fala do modo de que as marcas nos dão voltas à cabeça e nos manipulam de uma maneira secreta, e sinceramente digo que cada parágrafo que leio fico cada vez mais chocada e surpreendida em relação ás campanhas e estratégias de marketing que as marcas usam. 
Ainda vou na 40ª página mas digo-vos já que isto chegou para começar a perceber os limites (ou não) das marcas. Por exemplo, percebi que o 'target' ou o público alvo de muitas marcas são nem mais nem menos que os... recém nascidos. Pois é, através destas pequenas pessoas que ainda nem identidade no futuro acreditem que estes irão conseguir facilmente persuadir os pais a comprar a marca X ou Y. Isto é, algumas marcas influênciam mulheres grávidas a consumirem determinadas marcas para que depois no futuro o filho que irá nascer preferir essa tal marca consumida anteriormente pela mãe a outras marcas diferentes. Vou-vos então dar um pequeno exemplo citando um pequeno excerto deste fascinante livro: "Os cientistas já sabem há vários anos que a fala da mãe é audível no útero (...) assim como a música que a mãe ouve (...) e a música que ouvem deixa neles uma impressão poderosa e duradoura que pode realmente moldar os gostos que terão na idade adulta. (...) A música tem uma influência muito poderosa na produção de memórias fetais. Quando a mãe ouve música com frequência, o feto aprende a reconhecer e a preferir essa música..." Por isso atenção, às vezes quando vão a uma loja para comprar prendinhas para o vosso futuro bebé e ouvem uma música calma e suave nesse respectivo espaço, pode não ser só para a loja ter um ambiente agradável, muitas estratégias podem estar por detrás disso. E não só, digo-vos mais, este autor também refere no seu livro um exemplo muito mais concreto e especifico: uma cadeia asiática de centros comerciais percebeu que as mulheres grávidas passavam muito tempo nas lojas do seu espaço a fazer compras e a passear, posto isto, os gestores de marketing do centro começaram a fazer experiências com efeitos olfactivos e sonoros "primeiro, começaram a espalhar pó de talco da Johnson&Johnson em todas as zonas do centro comercial onde eram vendidas roupas. Depois, espalharam aroma de cereja nas zonas onde se vendiam alimentos e bebidas. Depois, começaram a passar música suave do tempo em que aquelas mulheres tinham nascido" (para evocar uma certa nostalgia em relação aos seus tempos de infância e por consequência sentirem-se mais à vontade e felizes), ora, nada surpreendente (na minha opinião) que as vendas no centro comercial começaram a subir significativamente após alguns meses, mas calma, não foi só este efeito que resultou desta experiência! Não... Ora os centros comerciais onde se aplicaram estas estratégias começaram a receber cartas de mães (das tais mães que na gravidez se dirigiam ao centro comercial em questão) a afirmarem que os seus bebés ( já nascidos claros) se estivessem a chorar ou a fazerem birras acalmavam-se imediatamente assim que entravam no respectivo centro comercial, e onde 60% destas mulheres afirmavam não ter testemunhado esta proeza dos seus bebes noutros locais, consequentemente, estes centros comerciais começaram a ter o dobro ou o triplo da afluência que tinham anteriormente. Ora digam lá que isto não vos surpreende? 
As marcas conseguem chegar ao subconsciente da mães e dos seus bebés ainda por nascer para terem um poderoso efeito de compra nos seus centros comerciais. Através de vários sentidos do ser humano (neste caso o olfactivos e o sonoro) esta cadeia de centros comerciais conseguiram transmitir uma sensação de felicidade, à vontade e familiarização não só ás mães como também aos seus filhos.
Ainda estou muito no começo do livro mas percebo claramente (e vocês também muito provavelmente)  que o marketing não esta só nos jornais ou nas revistas, estão em sítios que não estão só a vista de todos e que muito dificilmente conseguimos escapar a eles. 
Bem, vou continuar a ler este livro e depois falo mais de algumas coisas fantásticas que irei descobrir certamente.
Entretanto deixo-vos também a imagem da capa livro (como já viram em cima) para terem conhecimento se um dia o quiserem adquirir.

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